O Metaverso e o seu negócio
Seja bem-vindo a SternTI Digital – Insight, nosso espaço de apresentação e conversa sobre processos e tecnologias aplicadas ao negócio.
Hoje vamos conversar sobre o Metaverso que foi uma das principais “Buzzword do ano em 2021” (os números são surpreendentes). Só nas redes sociais, foram mais de 84 mil menções.
Segundo o Blog Comscore, a tendência é que toda e qualquer atividade seja reproduzida no mundo digital por meio da tecnologia.
“O Metaverso deve amplificar essa experiência, espelhando o mundo real no ambiente virtual por meio do uso de avatares 3D e realidade virtual e aumentada”.
Em nosso espaço, nossa proposta é de sempre analisar tecnologias e apresentar aplicações práticas para o seu negócio, portanto, neste artigo, apresentamos alguns projetos e aplicações que já estão operando no Metaverso. Planejamos que a leitura seja sempre bem objetiva e esclarecedora, bem como, gostaríamos de conhecer a sua opinião. Fique à vontade para deixar a sua opinião, sugerir novos temas e assinar a nossa Newsletter.
Boa leitura!
Metaverso – O que é?
O Metaverso é uma junção de diferentes tecnologias, tais como: videogames, realidade virtual, realidade aumentada, chamadas de Zoom, criptomoeda, mídia social – em um “novo mundo” - sobre o qual inúmeras marcas, fabricantes, empresas, criadores de conteúdo e engenheiros de software podem desenvolver seus mundos virtuais.
De acordo com Zuckerberg (CEO da Meta Platforms Inc., anteriormente Facebook), o Metaverso é a próxima geração da Internet. Isso a tornaria uma "plataforma" como as outras anteriores, incluindo as abertas como a web, proprietárias, mas amplamente acessíveis, como a "nuvem", e as fechadas, como o ecossistema do Facebook e a loja de aplicativos da Apple.
"Passamos do desktop para a web e para os telefones, do texto para as fotos e para o vídeo, mas este não é o fim da linha", disse Zuckerberg: ao revelar sua visão para o Meta. "A próxima plataforma será uma Internet ainda mais imersiva e incorporada onde você está na experiência, não apenas olhando para ela."
Do ponto de vista do usuário, o Metaverso é uma ideia bastante simples. E se houvesse um lugar onde todos pudéssemos "ir" através de nossos dispositivos conectados à Internet, como muitas pessoas fazem nos videogames, onde pudéssemos nos movimentar em três dimensões e fazer tudo o que fazemos na vida real, desde socializar até gastar dinheiro? Esse mundo 3D compartilhado será acessível, pelo menos no início, a partir de uma variedade de dispositivos, de nossos telefones a fones de ouvido VR. Você pode dirigir seu eu digital do Metaverso escritório virtual para uma loja virtual para comprar um chapéu virtual para usar no show virtual que você assiste ao lado dos avatares digitais dos amigos. E porque é "persistente", o Metaverso está lá, quer o acessemos ou não, como os inúmeros jogos online multiplayer que o inspiraram.
Como o Metaverso vem sendo utilizado?
O Metaverso foi um dos temas mais quentes do CES 2022 (Consumer Electronics Show 2022, maior feira de tecnologia e eletrônicos de consumo do mundo, que aconteceu em Las Vegas, EUA). A empresa espanhola de tecnologia Owo exibiu um colete que usa vibrações para dar sensações físicas ao Metaverso. Enquanto isso, as empresas de AR Vuzix e PulpoAR também demonstraram óculos de segurança de realidade aumentada para trabalhadores e um sistema de AR (Realidade Aumentada) que permite aos usuários experimentar a maquiagem. A Samsung, demonstrou o "My House", um sistema Metaverso que permite que os consumidores experimentem dispositivos domésticos inteligentes antes de comprá-los. A Samsung também vai lançar um sistema que permite aos usuários comprar NFTs (abreviação de tokens não fungíveis – baseado na tecnologia “Blockchain” - com o principal objetivo de garantir a autenticidade de um item digital – falaremos sobre este ponto mais a fundo em outro artigo) em TVs Samsung como parte de sua linha de produtos “TV de estilo de vida”.
Algumas outras aplicações:
• Virtual make-up chair - Cadeira de maquiagem virtual. A startup PulpoAR, sediada na Turquia e nos EUA, demonstrou sua tecnologia de compras baseada em realidade aumentada, que permite aos consumidores testar batom, delineador e outras maquiagens antes de comprar online. "Estaremos no palco com nossos projetos inovadores neste campo e nosso foco na Metabeauty", disse o CEO Onur Candan em um vídeo no Twitter.
• Live VR concerts - Concertos de RV ao vivo. A empresa de tecnologia sul-coreana Asimula se junta à competição com o objetivo de trazer shows ao vivo e virtuais para o Metaverso usando smartphones e fones de ouvido de realidade virtual.
• Super-smart glasses - Óculos super inteligentes. Os trabalhadores que usam os óculos de segurança de realidade aumentada Vuzix Shield podem obter e enviar dados e vídeo por meio desses óculos com sistema operacional Android. A empresa de Rochester, N.Y. também é vencedora do CES Innovations Award e recentemente se juntou com a Verizon para fazer óculos que oferecem esportes e jogos aprimorados com AR via 5G.
Metaverso já nos próximos 3 anos
Empresas de tecnologia como Nvidia Corp., Epic Games Inc., Microsoft e Meta Platforms Inc., anteriormente Facebook, estão correndo para criar seus próprios mundos ou os tijolos digitais necessários para habilitá-los.
Segundo a Microsoft as reuniões serão comuns no Metaverso dentro dos próximos 3 anos. Bill Gates acredita que o futuro das reuniões acontecerá nesse novo espaço virtual.
A Nvidia Corp, por exemplo, adotou o termo Metaverso como uma forma de comercializar um conceito mais antigo, o "Digital Twin". (Um gêmeo digital é uma cópia virtual quase perfeita de um sistema físico, como uma fábrica, um armazém, um motor). A Nvidia batizou o seu Metaverso de "Omniverse" e disponibilizou esta infraestrutura aos seus clientes.
Alguns exemplos:
SIEMENS: Implementação de réplicas virtuais de fábricas com o objetivo de utilizar modelos para predição de corrosão em fábrica, reduzindo custo de manutenção na ordem de 2 BUS$/Year.
BMW: Criou réplicas digitais de suas fábricas para otimizar processos, redução de peças de reposição e treinar robôs para otimizar produção
ERICSSON: Está construindo uma cidade virtual completa para configurar, otimizar e manter a qualidade do sinal das suas antenas de 5G
Como podemos observar muitas aplicações e novos projetos vem sendo desenvolvidos e certamente muitas novidades (incluindo novas tecnologias) deverão surgir ainda este ano.
Sua empresa está preparada para o Metaverso ?
A SternTI possui soluções, serviços e consultores preparados para entender e propor a solução mais adequada ao seu negócio.
Entre em contato conosco e conheça os nossos cases de sucesso!
Comentários